top of page

Domingos Martins, um local D+

  • Foto do escritor: aquiedemais
    aquiedemais
  • 25 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

Quer ter a sensação de estar na europa sem sair do Espírito Santo? Então venha conhcer um pouco de Domingos Martin, um local verdadeiramente D+.

A sede do município é também conhecida como Campinho e está situada a aproximadamente 42 km da Vitória , cujo acesso principal se dá pela rodovia BR 262. Está situado na região montanhosa do Espírito Santo. É promovida como "Cidade do Verde", por contar com bastante mata atlântica.

O município possui muitos rios e picos. A sede tem altitude de 542 metros, mas, no município, há picos acima de 1 800 metros. Possui clima ameno, frio para os padrões brasileiros. O município foi fortemente colonizado por alemães,pomeranos e italianos. É predominantemente dependente da agricultura, turismo e mercado imobiliário. O município é dividido em 7 distritos: Sede, Melgaço, Ponto Alto, Paraju, Aracê, Santa Isabel e Biriricas, este último demarcado recentemente. Como atrativo turístico, destaca-se a Pedra Azul, que é um grande afloramento de gnaisse com 1 822 metros e que apresenta uma coloração azulada, dependendo da incidência de luz solar. A região é muito visitada por pessoas da capital do estado, Vitória, tanto para o turismo como para a procura por imóveis, e seus arredores, por estar localizada na região metropolitana da capital.

Todo o município de Domingos Martins possui um relevo acidentado e montanhoso, que faz parte da chamada "zona serrana do central", ou "Cinturão Verde" (região do estado formada por terras altas, montanhosas e "frias", localizadas ao sul do rio Doce). Isso justifica, em grande parte, porque o município se destaca no desenvolvimento do turismo de montanha, na agricultura (cultivo de produtos de clima temperado) e na cultura (grande influência da imigração alemã).

Pedra Azul, principal ponto turístico da cidade

O relevo montanhoso do município é localizado na Serra do Castelo, com várias denominações locais, como: Serra do Tijuco Preto, do Galo, dos Pregos, do Gelo... Nesse quadro, os principais acidentes são os vales, formados pelo rio Jucu Braço Norte e seus afluentes.

A sede de Domingos Martins (Campinho) está a 542 metros de altitude.

As altitudes, aproximadas, das principais localidades martinenses são: Pedra Azul do Aracê (1 050 metros), Melgaço (850 metros),Paraju (750 metros), Perobas (600 metros), Ponto Alto (600 metros), Campinho (sede do município) (542 metros) e Santa Isabel (485 metros).

O grande tamanho territorial do município faz com que haja variação de relevo e clima dependendo da região, pois o município vai desde as proximidades com o mar, até perto da divisa com Minas Gerais, o oeste, a região de Pedra Azul do Aracê e Melgaço, é a região mais fria e elevada, com o chamado relevo de pontão, com destaque para a famosa Pedra Azul, afloramento de gnaise com 1.853 m, que possui uma tonalidade azulada de acordo com a luz solar, mas com muitos afloramentos do tipo que são tão ingremes que não possuem vegetação.

O clima da cidade é o tropical com estação seca, da variação Aw/Am, com ocorrência de precipitações principalmente nos meses de outubro a janeiro, porém a estação seca possui precipitação razoável. A temperatura média anual é de 21,5 °C na sede do município. Em decorrência de seu clima ameno, porém mais quente que outras cidades vizinhas da região serrana, em 2008 a cidade foi eleita a mais romântica do Brasil.

Como a região foi colonizada por alemães e italianos, encontramos na gastronomia o reflexo dessa colonização. Entre as variedades de refeições, encontramos petiscos e aperitivos que foram influenciados pelas cozinhas alemãs e italianas. E a decoração e ambiente dos restaurantes também refletem a colonização. Bons ambientes, aconchegantes e típicos de cada cultura. Entre alguns destaques da gastronomia martinense, encontramos o chucrute, a bisteca de porco defumada, o joelho do porco defumado, e é claro, as tradicionais salsichas alemãs. E como acompanhamento uma salada para equilibrar os pratos típicos.

E para a sobremesa? Vários tipos de strudels, com sabores de banana, maçã, que são massas folhadas, recheadas e servidas com sorvete ou um delicioso creme azedo.

Mas não pense que lá você só encontrará comidas típicas dos tempos da colonização. Em Domingos também há as opções tradicionais, tudo para agradar a todo tipo de turista. Uma cidade romântica, não pode desapontar corações!

Se você não quiser comidas típicas, poderá encontrar facilmente restaurantes de comida caseira, com pratos feitos no fogão à lenha. E para completar a lista, não deixe de experimentar os cafés coloniais com deliciosas tortas, bolos, biscoitos e geleias, todos feitos artesanalmente.

Sendo assim, que tal planejar uma segunda lua de mel neste lugar tão pitoresco e agradável bem próximo da capital do estado, e se deliciar com tudo que Domingos Martins pode oferecer para você?

Venha para Domingos Martins pois AQUI É D+

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
BANNER CONTRA DENGUE
BANNER SORTEIO
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon

Estrada Jerônimo Monteiro, 1505

Glória - Vila Velha/ES

aquiedemais@gmail.com

LOGO_AQUI_É_D+.png

Tel: 27 98834-2956

  • Facebook Social Icon

© 2016 - Criado por Visiongraf e publicado por  Wix.com

 

bottom of page